Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar que surgiu na China há mais de 5 mil anos, que consiste em estimular pontos do corpo através de agulhas, chamados de meridianos, estimulando terminações nervosas na pele que enviam impulsos nervosos à medula espinal.

É ainda uma técnica capaz de ajustar canais energéticos do corpo, buscando o equilíbrio entre o yin e yang, tratando o indivíduo como um todo.

A acupuntura pode auxiliar no tratamento das dores em geral: Enxaqueca, no pescoço (cervical), ombro, cotovelo e nas mãos, nas costas (lombalgias), nos joelhos e tornozelos. Em doenças respiratórias como: gripes e resfriado, rinite alérgica, asma, bronquite e ronco. Em doenças digestivas: gastrite, “prisão de ventre”. Em doenças do trato geniturinário como cálculo renal, cistite, incontinência urinária, impotência sexual, ejaculação precoce, cólicas menstruais, TPM (Tensão Pré Menstrual), infertilidade. Problemas psicológicos como nervosismo, ansiedade, depressão, estresse e insônia.

Existem outras formas terapêuticas na Medicina tradicional chinesa como a moxibustão, a ventosaterapia, auriculoterapia e a fitoterapia. A Moxibustão é um tratamento que busca aquecer pontos de acupuntura através de um bastão com erva de Artemisia vulgaris, auxiliando na dor, aliviando a contratura muscular e auxiliando em alguns processos crônicos. A Ventosaterapia utiliza cúpulas de plástico, que através do vácuo, causa uma sucção na superfície da pele, promovendo um alívio da dor e relaxamento da tensão muscular local. A Auriculoterapia é o estimulo, por meio de agulhas ou sementes, de pontos no microssistema da orelha, que representa todo o corpo.